Movido por ações contínuas de prevenção, detecção e correção de atos de corrupção e fraude, possuindo como finalidade construir um BRB mais forte, ágil, moderno, perene, próximo da população e que tenha como propósito melhorar a qualidade de vida no DF e nas demais regiões de influência.
Confira abaixo as principais ações do Sistema de Integridade BRB:
Orientado a atender as três frentes de atuação:
O Sistema de Integridade é estruturado em seis eixos.
O BRB – Banco de Brasília S.A se compromete a:
Participações em Ações Coletivas
Canal de Denúncias
O Canal Independente de Denúncias serve para recebimento de denúncias sobre corrupção e outros desvios relativos à integridade. São garantidos todos os requisitos que um canal de denúncias deve possuir: a proteção aos denunciantes, sigilo das informações e garantia de recebimento de denúncias anônimas. Os registros recebidos são encaminhados para apuração nas instâncias adequadas.
Com vistas à aderência à nomenclatura adotada pela IIA – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, no BRB, o modelo das três linhas está estruturado da seguinte forma:
Composta pelas unidades de supervisão, visam garantir que a 1ª linha de gestão seja desenvolvida e posta em prática e que opere conforme intencionado.
Composta pela auditoria interna, atuando como agente supervisora do ambiente de controle da Instituição, realizando avaliações independentes sobre a eficácia da governança, do gerenciamento de riscos e dos controles internos, incluindo a forma que a primeira e a segunda linhas de atuação trabalham no gerenciamento de riscos e controles.
Dentre os riscos à integridade mais relevantes e comuns nas instituições, podemos identificar:
O favorecimento da ocorrência de fraudes e atos de corrupção no contexto da gestão de riscos para a integridade não deve ser entendido apenas em termos de infração de lei ou normas, mas como quebras de integridade englobando atos como recebimento ou oferta de propina, desvio de verbas, fraudes, uso indevido e vazamento de informação sigilosa e práticas antiéticas.
As análises realizadas em nossa Instituição observam, de um modo geral, as diretrizes preconizadas pela CGU, nas quais tais vulnerabilidades partilham as seguintes características:
Transparência
Normativos
Materializa o aprimoramento das iniciativas contínuas de prevenção, detecção e correção de atos de corrupção e fraude, com a finalidade de construir um BRB mais forte, ágil, moderno e perene, priorizando o foco no cliente, a valorização das pessoas, o respeito à diversidade, a sustentabilidade, a inovação e o comprometimento com o resultado e a gestão de riscos. Clique aqui e acesse o Sistema de Integridade do BRB.
Estabelece os princípios, diretrizes e responsabilidades, define a estrutura de prevenção e de combate à corrupção e fomenta a cultura de integridade na Instituição. Clique aqui e acesse a Política de Integridade e Combate à Corrupção.
Regulamenta diretrizes de conduta para os dirigentes, administradores, empregados e colaboradores que exercem atividades em nome do BRB. Clique aqui e acesse o Código de Conduta do BRB.
Regulamenta diretrizes de conduta para os fornecedores do banco. Clique aqui e acesse o Código de Conduta de Fornecedores do BRB.
Regulamenta diretrizes de ética para os dirigentes, administradores, empregados e colaboradores que exerçam atividades em nome do BRB. Clique aqui e acesse o Código de Ética do BRB.
Dúvidas sobre Ética, Conduta e Corregedoria, entre em contato com a Corregedoria: corregedoria@brb.com.br
Comissão de Ética: https: //novo.brb.com.br/servico-de-informacao-ao-cidadao/institucional-2/contatos/
Chief Compliance Officer: dicor@brb.com.br – Telefone (61) 3409-4300/4301