Destinatários do serviço
Esse serviço é destinado aos aposentados e pensionistas do Governo do Distrito Federal pagos com recursos do Iprev.
Entidade responsável pela prestação do serviço
BRB através de convênio com o GDF/Iprev.
Órgãos fiscalizadores
GDF (Governo do Distrito Federal) e BRB (Banco de Brasília S.A.).
Requisitos e documentos necessários
- Documento de identificação com foto (Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação ou Carteira Profissional com validade em todo o território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional);
- CPF regular na Receita Federal do Brasil;
- Comprovante de residência atualizado, datado dos últimos três meses (conta de água, luz ou telefone), ou na falta deste, declaração de residência.
Locais e formas de acesso ao serviço
A Prova de vida pode ser realizada nas agências durante o horário de expediente bancário do Banco de Brasília – BRB ou pelo aplicativo Prova de Vida GDF, que pode ser baixado nas lojas Play Store e App Store. A Prova de vida é realizada anualmente, no mês de aniversário do servidor aposentado ou do pensionista (Art. 1º da Portaria nº 01 de 06 de janeiro de 2020). Para acesso ao APP, o beneficiário deverá informar o CPF, selecionar o nome da mãe entre as opções disponibilizadas em uma lista e, por último, informar a data de nascimento. O recadastramento será realizado a cada 5 anos, tomando-se por base o ano de 2019 como sendo o primeiro (Art. 11 da Portaria nº 01 de 06 de janeiro de 2020).
Etapas do processamento do serviço
- Servidor aposentado ou pensionista procura a agência para fazer a prova de vida/recadastramento;
- Funcionário atualiza os dados e registra no sistema REC;
- Informação devolvida diariamente ao GDF com os cadastros efetuados durante o dia.
Para fins de comprovação sobre a execução do serviço, o interessado receberá um protocolo de atendimento.
Prazo de execução do serviço
Envio para o GDF no mesmo dia no processamento noturno.
Modos de prestação do serviço
O servidor aposentado ou pensionista deve procurar a agência para fazer a prova de vida/recadastramento. Após apresentação dos dados na agência, o funcionário atualiza e registra o cadastro
no sistema.
Formas de comunicação com os interessados e mecanismo de consultas dos interessados sobre a execução dos serviços
De posse de protocolo de atendimento.
Prioridade no atendimento
Há prioridade no atendimento para as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme está nos termos do Art. 1º da Lei Nº10.048 de 08 de novembro de 2020 (Lei do Atendimento Prioritário).
Horários e Canais de atendimento
- O atendimento nas agências será das 11h às 16h, exceto para as unidades localizadas nos fóruns, que será das 12h às 17h;
- BRB Chat – 7h às 22h.
Previsão de tempo de espera
O tempo de espera razoável nas agências é de até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos nos dias de pagamento de pessoal.
Custos
Não há custos.