Destinatários do serviço
A contratação de crédito rural é destinada aos produtores rurais (pessoa física ou pessoa jurídica) e suas Cooperativas de Produção.
Entidade responsável pela prestação do serviço
BRB Banco de Brasília S.A.
Órgão fiscalizador
BACEN (Banco Central do Brasil).
Requisitos e documentos para a contratação do serviço
A documentação básica para acesso ao crédito rural é composta de projeto técnico do empreendimento objeto do financiamento, documentos do imóvel rural onde será realizado o empreendimento, incluindo o recibo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). De acordo com a peculiaridade da atividade financiada, o BRB solicitará documentos complementares para
realização do estudo técnico e análise do crédito.
Locais e formas de acesso ao serviço
Atendimento presencial na Plataforma do Agronegócio e agências: Brazlândia (DF) e Planaltina (DF).
Etapas do processamento do serviço
- Aprovação do limite de crédito;
- Entrega dos documentos do empreendimento objeto do financiamento;
- Análise ou Estudo técnico da proposta de crédito;
- Registro do instrumento de crédito no caso de aprovação da proposta;
- Liberação dos recursos.
Prazo de execução do serviço
O prazo da contratação do crédito rural é variável, de acordo com cada caso.
Modos de prestação do serviço
O modo de prestação do serviço é presencial, diretamente com o gerente do cliente.
Formas de comunicação com os interessados e mecanismo de consultas dos interessados sobre a execução dos serviços
Para consultas sobre a execução do serviço, os interessados devem entrar em contato direto com o gerente de crédito rural.
Preferência ao atendimento das propostas
No âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, terão preferência ao atendimento as propostas:
- para financiamento da produção agroecológica ou para empreendimentos que promovam a remoção ou redução dos gases do efeito estufa;
- destinadas às beneficiárias do sexo feminino;
- destinadas aos jovens nas condições de financiamento do Crédito de Investimento Pronaf Jovem;
- cujo beneficiário apresente o número de inscrição no Cadastro Ambiental Rural – CAR.
Prioridade no atendimento
Há prioridade no atendimento para as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme está nos termos do Art. 1º da Lei Nº10.048 de 08 de novembro de 2020 (Lei do Atendimento Prioritário).
Horários e Canais de atendimento
- O atendimento nas agências será das 11h às 16h, exceto para as unidades localizadas nos fóruns, que será das 12h às 17h;
- BRB Chat – 7h às 22h.
Previsão de tempo de espera
O tempo de espera razoável nas agências é de até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos nos dias de pagamento de pessoal.
Custos
Os serviços do crédito rural são tarifados de acordo com a tabela de tarifas do BRB vigente, além da cobrança de taxa de juros e encargos fiscais conforme legislação vigente