Destinatários do serviço
Os serviços de câmbio disponíveis são:
- Câmbio de Importação e Exportação;
- Transferências Internacionais;
- Câmbio em espécie.
O câmbio é destinado às Pessoas Físicas e Jurídicas de todos os portes.
Entidade responsável pela prestação do serviço
BRB Banco de Brasília S.A.
Órgão fiscalizador
BACEN (Banco Central do Brasil).
Requisitos e documentos necessários para a contratação do serviço
Os serviços de câmbio de Importação, Exportação e Transferências Internacionais estão disponíveis às Pessoas Físicas e Jurídicas detentoras de conta corrente no BRB com no mínimo 6 meses de movimentação. É necessário que o cliente esteja com os dados cadastrais e de renda ou de balanço atualizados em sua agência. Para o serviço de câmbio em espécie para operações Pessoas Físicas, não é necessário possuir conta corrente, desde que não ultrapassem o valor correspondente a R$ 10.000,00 (dez mil reais); nesses casos, basta apresentar um documento de identificação válido. Já para a contratação de operações de câmbio, cujo valor correspondente seja superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais), é necessário que o cliente seja detentor de conta corrente, com a situação cadastral regular e atualizada. Em alguns casos, pode ser exigida a apresentação de documentação acessória para amparar a fundamentação da solicitação de câmbio.
Locais e formas de contratação do serviço
O serviço de câmbio pode ser contratado, presencialmente, em uma das agências que possuem o serviço de câmbio ou em algum terminal de Autoatendimento para câmbio. A relação completa das agências e dos terminais ATM para câmbio está disponível no endereço eletrônico do BRB – https://novo.brb.com.br/. Acesso em Produtos e Serviços – Câmbio – Câmbio em espécie.
Etapas do processamento do serviço de câmbio
- Recepção da solicitação de câmbio pelo operador da agência;
- Enquadramento técnico do câmbio de acordo com o tipo e natureza da operação;
- Análise Técnica;
- Aprovação do câmbio pelas alçadas competentes;
- Contratação da operação;
- Efetivação da operação;
- Liquidação da operação.
Prazos de execução do serviço
No serviço de câmbio em espécie, o cliente já recebe a moeda estrangeira no momento em que realiza a contratação do câmbio. Já para os demais serviços, o prazo médio é de até dois dias úteis,
mas pode variar de acordo com a complexidade da análise da operação de câmbio.
Modos de prestação do serviço
Presencial ou BRB Telebanco.
Formas de comunicação com os interessados e mecanismo de consultas dos interessados sobre a execução do serviço
A consulta sobre a execução do serviço é feita diretamente com os operadores de câmbio das agências que possuem o serviço disponível ou pelo corpo de Gerentes de Negócios responsáveis pela condução da operação.
Prioridade no atendimento
Há prioridade no atendimento para as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme está nos termos do Art. 1º da Lei Nº10.048 de 08 de novembro de 2020 (Lei do Atendimento Prioritário).
Horários e Canais de atendimento
- O atendimento nas agências será das 11h às 16h, exceto para as unidades localizadas nos fóruns, que será das 12h às 17h;
- BRB Telebanco – (61) 3322-1515;
- BRB Chat – 7h às 22h.
Previsão de tempo de espera
O tempo de espera razoável nas agências é de até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos nos dias de pagamento de pessoal.
Custos
Os custos dos serviços de câmbio estão listados na tabela de tarifas vigente disponível.