Perguntas Frequentes

O que é uma Tarifa Bancária?

É o valor que o cliente paga ao Banco pela utilização de serviços, como transferências, impressão de extratos e saques em terminais de autoatendimento. Você pode consultar o valor desses serviços na Tabela de Tarifas no site www.brb.com.br, acessando o menu Produtos e Serviços > Para Você > Contas > Outras informações > Tabelas de Tarifas Pessoa Física ou em qualquer agência do BRB. Consulte sempre o extrato da sua conta corrente e saiba quais tarifas você está pagando.

Taxa de juro é o mesmo que Tarifa?

Não. Basicamente, a taxa de juro é o custo cobrado pelo empréstimo que um cliente contrata, como em um cheque especial ou crédito consignado, por exemplo. Ou seja, é quanto um banco cobra para emprestar dinheiro. Já a tarifa é o valor cobrado por um serviço utilizado pelo cliente.

Onde vejo as tabelas de tarifas e de pacotes de serviços disponíveis?

Você pode consultar a Tabela de Tarifas em qualquer agência BRB ou no site www.brb.com.br, acessando o menu Produtos e Serviços > Para Você > Contas > Outras informações > Tabelas de Tarifas Pessoa Física. Obs.: devido à pandemia do COVID-19, recomendamos que acesse o site www.brb.com.br.

Onde posso consultar as tarifas cobradas pelo banco em minha conta?

Para saber o que você está pagando, a melhor escolha é consultar regularmente o extrato da sua conta. No extrato, todos os débitos, ou seja, tudo o que você paga, estará listado por data. Importante: por mês, você tem direito a retirar 2 extratos (dos últimos 30 dias) sem qualquer custo, seja no autoatendimento ou no caixa da agência. A consulta de extrato no BRB Banknet ou BRB Mobile é ilimitada e sem custos. Para aderir ao BRB Banknet ou para começar a utilizar o BRB Mobile, converse com o seu gerente.

O que é um Pacote de Serviços?

É uma combinação de serviços e produtos ofertados pelo Banco que você pode contratar por um valor fixo mensal. O valor pago por você deverá ser menor do que a soma das tarifas individuais cobradas pelos mesmos serviços avulsos. Importante: os serviços do pacote não utilizados no mês não serão acumulados para uso no próximo mês.

Sou obrigado a contratar um pacote de serviços?

Não. A contratação não é obrigatória, mas opcional. Explicando: depois de conhecer todas as vantagens de um pacote de serviços e decidir, por meio de contrato, que ele é o melhor para as suas necessidades, o valor desse pacote será debitado mensalmente da sua conta corrente. E não se preocupe, o valor mensal será cobrado automaticamente, sem que você precise ir ao Banco. Para conhecer os Pacotes de Serviços e suas vantagens, acesse www.brb.com.br > Produtos e Serviços > Para Você > Contas > Outras informações > Pacotes de Serviços. Não esqueça: a contração não é obrigatória. Você pode optar por pagar as tarifas da sua conta de forma individualizada à medida que utilizar os serviços. Caso tenha alguma dúvida, fale com a gente.

Qual é o benefício de contratar um Pacote de Serviços?

Com o Pacote de Serviços adequado, você economiza em valor pago por tarifas. Isso porque você pagará menos do que a soma das tarifas individuais cobradas pelos mesmos serviços avulsos. Por isso, é muito importante descobrir qual é o seu perfil e necessidades de uso. Uma boa dica é reunir os últimos 3 extratos mensais da sua conta e observar: 1.Quais são os serviços mais utilizados ou transações mais realizadas; 2.Que tipo de tarifa avulsa você está pagando por exceder a quantidade permitida dentro dos serviços essenciais (gratuitos); 3.Se você já tem um pacote contratado, quais são os serviços que você não está usando e que fazem parte do seu pacote Com essas informações, converse com o seu gerente e veja se a melhor opção para você é contratar um Pacote de Serviços. Se você já tem um pacote, verifique se há outra melhor opção para o seu perfil de uso.

Quantos Pacotes de Serviço eu posso ter vinculados à minha conta?

Apenas um Pacote de Serviço pode ser contratado por conta corrente.

O que são serviços essenciais, prioritários, diferenciados e especiais?

Há 4 modalidades de serviços definidos pelo Banco Central: Serviços essenciais: são aqueles serviços básicos oferecidos sem custo para o cliente, necessários para a movimentação da conta corrente e poupança. Serviços prioritários: relacionados a contas de depósitos, transferências de recursos, operações de crédito e de arrendamento mercantil, cartão de crédito básico e cadastro, para os quais é permitida a cobrança de tarifas Serviços especiais: são os que possuem legislação e regulamentação específicas e têm tarifas e condições especiais, como os serviços de crédito rural, SFH, FGTS e fundo PIS/PASEP. Serviços diferenciados: são serviços não ligados à movimentação de conta, descritos em um contrato firmado entre o banco e o cliente. Entre eles: o aditamento de contratos, aval e fiança, câmbio, cofre de aluguel, entrega de talões de cheques em domicílio e cartões de crédito diferenciados.

Quais são os serviços gratuitos?

Estes são os chamados serviços essenciais vinculados à conta corrente. Eles são gratuitos até a quantidade observada na relação abaixo. Importante: controle o uso dos serviços essenciais, pois se a quantidade limite permitida for ultrapassada, será cobrado o valor para cada transação excedente. Serviços incluídos como essenciais: • Um cartão de débito e o fornecimento de uma 2ª via (a 2ª via poderá ser cobrada quando a solicitação for por motivo de perda, roubo, furto, dano ao cartão ou outros motivos que não sejam de responsabilidade da instituição); • Quatro saques por mês, inclusive por meio de cheque ou cheque avulso; • Duas transferências de dinheiro por mês entre contas da mesma instituição; • Dois extratos por mês com a movimentação dos últimos 30 dias; • Consultas pela internet; • Compensação de cheques; • Dez folhas de cheque por mês, desde que o cliente cumpra os requisitos necessários à utilização de cheques; • Um extrato com informações discriminadas mês a mês dos valores das tarifas e encargos de operações de crédito cobradas no ano anterior, fornecido até o dia 28 de fevereiro; • Qualquer serviço realizado por meio eletrônico no caso de conta que só pode ser movimentada por meio eletrônico (terminais de autoatendimento, internet, atendimento telefônico automatizado, etc).

Como saber se tenho um pacote de serviços cadastrado?

Você mesmo pode consultar no BRB Mobile ou BRB Banknet. É só ir no menu Serviços > Pacotes de serviços. Lá você verá a informação se há ou não algum pacote cadastrado e quais serviços fazem parte da franquia. Se preferir, pode ir até a sua agência e pedir ao gerente da sua conta que verifique para você. Obs.: devido à pandemia do COVID-19, recomendamos a utilização do BRB Mobile, Banknet ou BRB Telebanco (3322-1515)

Como contratar um Pacote de Serviços?

A contratação pode ser feita no BRB Mobile ou BRB Banknet. É só ir no menu Serviços > Pacotes de serviços, selecionar o pacote desejado e a melhor data para débito da tarifa. Caso prefira, pode também ir até a sua agência ou ligar no BRB Telebanco. Obs.: devido à pandemia do COVID-19, recomendamos a utilização do BRB Mobile, Banknet ou BRB Telebanco (3322-1515)

Como cancelar o Pacote de Serviços?

Você pode solicitar o cancelamento do pacote indo a sua agência ou ligando para o BRB Telebanco. Caso você tenha feito a adesão ao pacote pelo BRB Mobile ou BRB Banknet, o cancelamento pode ser realizado por você no mesmo canal anteriormente utilizado para a contratação. Quando você solicitar o cancelamento, a franquia de serviços oferecida pelo Pacote é encerrada, ou seja, a partir do dia seguinte as tarifas poderão ser cobradas de forma avulsa. Obs.: devido à pandemia do COVID-19, recomendamos a utilização do BRB Telebanco (3322-1515)

Qual é o dia do débito de um Pacote de Serviços na minha conta?

Ao contratar um Pacote de Serviços, você poderá escolher a melhor data de débito dentre as opções abaixo: • 1º dia útil do mês • 5º dia útil do mês • 9º dia útil do mês • 13º dia útil do mês • 17º dia útil do mês Obs.: o valor do Pacote de Serviços será debitado apenas quando houver saldo suficiente na conta.