Destinatários do serviço
O serviço de contratação de financiamento imobiliário é destinado a todas as pessoas, físicas e jurídicas, que desejem contratar o produto.
Entidade responsável pela prestação do serviço
BRB Banco de Brasília S.A.
Órgãos fiscalizadores
BACEN (Banco Central do Brasil) e CEF (Caixa Econômica Federal).
Requisitos e documentos necessários
A documentação necessária para a contratação do serviço varia conforme o tipo de operação e do tipo de imóvel a ser adquirido.
Locais e formas de acesso ao serviço
A contratação pode ser realizada através de qualquer agência BRB ou Correspondente Imobiliário BRB.
Etapas do processamento do serviço de financiamento imobiliário
- Assinatura dos integrantes no instrumento de contratação;
- Registro do financiamento imobiliário e constituição da garantia em favor do BRB (Imóvel);
Prazo de execução do serviço
O prazo médio de execução do serviço é de 30 dias, desde o início do cadastro e da assinatura do contrato. Todavia, pode variar conforme a qualidade da documentação e o tempo de entrega dos documentos pelos clientes (prazos de cartórios).
Modos de prestação do serviço
- A agência ou a Plataforma Imobiliária encaminha minuta para assinatura de instrumento de contratação;
- Após as assinaturas de todos os integrantes, o cliente deverá levar para registro no cartório de registro de imóveis;
- Após concluído esse trâmite, deverá apresentar uma via original da escritura registrada + certidão de ônus atualizada para o BRB. Se for portabilidade, o cliente deverá aguardar o Termo de Recebimento de Valores (TRV) que será emitido pela IF Credora Original antes de levar ao registro;
- O BRB liberará os recursos ao vendedor mediante apresentação do instrumento de contratação registrado.
Formas de comunicação com os interessados e mecanismo de consultas dos interessados sobre a execução dos serviços
O acompanhamento da execução do serviço é realizado junto a quem conduz o processo (agência ou o Correspondente Imobiliário) via telefone, e-mail ou presencialmente.
Prioridade no atendimento
Não há prioridade de atendimento para esse serviço.
Horários e Canais de atendimento
-
O atendimento nas agências será das 11h às 16h, exceto para as unidades localizadas nos fóruns, que será das 12h às 17h;
- Nos Correspondentes Imobiliários, o horário de atendimento é das 8h30 às 17h, em dias úteis, aos sábados e domingos (se for o caso), das 9h às 13h.
Previsão de tempo de espera
O tempo de espera razoável nas agências é de até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos nos dias de pagamento de pessoal.
Custos
No BRB, o cliente pagará apenas tarifa para avaliação mercadológica do imóvel a ser adquirido. Os contratos são celebrados por escritura pública ou contrato particular.
Para lavratura da escritura pública e registro do instrumento de contratação, seja este público ou particular, há incidência de custos referentes aos emolumentos cartorários. Não há previsões de gratuidade.