Nelson Antônio de Souza tomou posse nesta quinta-feira (27) e assumiu a presidência do Banco BRB. Ele é o 22º presidente na história da instituição. O nome dele foi aprovado ontem pelo Banco Central. Souza foi empossado pelo presidente do Conselho de Administração do BRB, Marcelo Talarico.
Ao tomar posse, o presidente comentou que o momento é de muito trabalho e dedicação. Para ele, é essencial que, ao final do ciclo, seja possível ter orgulho da trajetória de resultados sustentáveis e valorização das pessoas.
“Assumo o compromisso de respeitar a missão e os valores do Banco ao mesmo tempo em que nos dedicamos a superar as adversidades juntos, com muito respeito uns pelos outros. Vamos fortalecer o BRB, mantendo o Banco sólido, confiável e com resultados sustentáveis, preservando a integridade das práticas bancárias e a confiança de clientes e investidores”, destacou.
Biografia
Com mais de quatro décadas de atuação no setor financeiro, ele traz ampla experiência para a instituição. Souza nasceu em São Paulo, mas mudou ainda criança para o Piauí. Ele tem MBA em Consultoria Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB) e em Administração e Marketing pela Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro. Souza também é graduado em Letras e Psicologia.
Começou a carreira como menor aprendiz no Banco do Brasil, onde foi concursado. Chegou à Caixa Econômica Federal, também por concurso, em 1979.
Ocupou diversos cargos na Caixa: foi vice-presidente de Habitação e virou presidente da instituição em 2018. Presidiu ainda o Banco do Nordeste – BNB, a Desenvolve SP, e a BrasilCap. Mais recentemente ocupava o cargo de vice-presidente da Elo.
Reconhecido pelo perfil técnico e pela defesa da governança, transparência e gestão de riscos, ele promete conduzir um “choque de gestão” para fortalecer a reputação e a eficiência do BRB, valorizando empregados e a população de Brasília.