LIFT

* Sobre o BRB

O Banco de Brasilia – BRB possui a missão de atuar como banco público sólido, ágil, moderno, eficiente e rentável, protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano, da geração do emprego e renda e da melhoria da qualidade de vida regional, alinhado às melhores práticas de governança e gestão, e aos princípios e valores éticos.

 

Tem como visão ser o banco preferencial dos nossos clientes, reconhecido pela experiência única e completa, pelo resultado superior e pelo impacto na vida das pessoas e no desenvolvimento das empresas.

 

Tem como propósito transformar a vida das pessoas e promover desenvolvimento econômico, social e humano por meio de soluções financeiras, de meios de pagamento e de seguridade simples, inovadoras e digitais, com uma experiência única e completa.

 

* O programa LIFT Learning

O LIFT é um laboratório do Banco Central e da Fenasbac que visa fomentar a inovação através da apresentação de protótipos para o sistema bancário nacional. Ele foi concebido como uma sandbox setorial (industry sandbox), que visa testar o protótipo dentro de um ambiente segregado, sem contato com consumidores.

 

O programa LIFT Learning visa uma aproximação dos alunos com o mercado bancário. Os bancos e fintechs coordenarão trabalhos para que os alunos tenham a oportunidade de interagir essas instituções, dar contribuições e adquirir experiências.

 

* Sobre o Desafio

O Banco de Brasília está expandindo a oferta de serviços digitais para fornecer aos seus clientes e cidadãos uma experiência única e completa, e uma das iniciativas prevê a disponibilização de uma plataforma de integração G2C (Government to Consumer) para aprimorar processos, facilitar interação e melhorar formas de pagamentos de serviços para o governo, fazendo com que os consumidores economizem tempo, tenham informações mais tranparentes a respeito dos seus tributos e tenham acessos a serviços diferenciados (tais como negociação e pagamento de tributos).

Dentre as principais funcionalidades previstas destacam-se:

– Pagamento de taxas do Detran;

– Pagamentro de taxas da Secretaria de Fazenda;

– Pagamento de taxas de estacionamento e pedágio;

– Pagar contas de água e energia;

– Parcelar e negociar tributos;

– Taxas cartorais.

Além do desafio de desenvolvimento da ferramenta, parte da proposta prevê o desenho e orquestração do melhor modelo junto a outras instituições parceiras para viabilizar a construção da solução tecnológica.

 

* Tecnologias utilizadas no desafio:

O Desenvolvimento da plataforma seguirá o paradiga Mobile First, então será desenvolvido um app em Flutter utilizando microserviços em Java com Spring.

 

Skip to content