Open Finance

Possibilidade de acessar os serviços financeiros do BRB de forma mais fácil, célere e por meio de canais mais convenientes para você.

Open Finance - Pagamentos

Os clientes BRB podem realizar pagamentos utilizando a plataforma Open Finance e, assim, tornar sua conta uma opção para pagamentos a partir das instituições denominadas ITP - Iniciadoras de Transação de Pagamento, que oferecerão o serviço nessa plataforma.

 

Desde 29 de outubro de 2021, nossos clientes já têm condições de iniciar pagamentos por Pix em aplicativos fora do nosso Mobile BRB, desde que esses apps forneçam a opção “Open Finance” de pagamento.

 

Não será necessária adesão prévia. No ato do pagamento, o cliente será direcionado para o Mobile BRB, onde autorizará a transação iniciada em outra plataforma.

Vantagens

Nova opção de pagamento e movimentação de conta

O compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento abre caminho para o surgimento de novas soluções e ambientes para a realização de pagamentos, de forma mais fácil e conveniente para o cliente, preservando a segurança do processo.

Outras fases do Open Finance

Com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. A implantação ocorreu em quatro fases, e o BRB entrou na 3ª como detentor de contas.

Fase 1

Canais de atendimento, produtos e serviços

Compartilhamento dos dados das próprias instituições financeiras, sobre canais de atendimento, produtos e serviços.

Fase 2

Dados transacionais

Compartilhamento de dados cadastrais e informações de contas bancárias (depósitos, poupança e pagamento), cartão de crédito e operações de crédito.

Fase 3

Iniciação de pagamento

Compartilhamento de serviços de iniciação de transação de pagamento e encaminhamento de propostas de operação de crédito.

Fase 4

Investimentos, câmbio, seguros, previdência, capitalização e credenciamento

Compartilhamento dos dados dos produtos das instituições participantes.

Para saber mais, visite o site Open Finance no Banco Central do Brasil  (bcb.gov.br), ou o Portal do Cidadão no site do Open Finance Brasil (openbankingbrasil.org.br/).

O que vem por aí

Mesmo o BRB não sendo participante obrigatório nas fases de compartilhamento de dados (1, 2 e 4), nossos clientes não ficarão de fora da conveniência que o Open Finance proporcionará. Assim que o ecossistema apresentar mais maturidade e garantir o atendimento pleno, o BRB disponibilizará todas as funcionalidades para os clientes.

Skip to content