Os clientes BRB podem realizar pagamentos utilizando a plataforma Open Finance e, assim, tornar sua conta uma opção para pagamentos a partir das instituições denominadas ITP - Iniciadoras de Transação de Pagamento, que oferecerão o serviço nessa plataforma.
Desde 29 de outubro de 2021, nossos clientes já têm condições de iniciar pagamentos por Pix em aplicativos fora do nosso Mobile BRB, desde que esses apps forneçam a opção “Open Finance” de pagamento.
Não será necessária adesão prévia. No ato do pagamento, o cliente será direcionado para o Mobile BRB, onde autorizará a transação iniciada em outra plataforma.
O compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento abre caminho para o surgimento de novas soluções e ambientes para a realização de pagamentos, de forma mais fácil e conveniente para o cliente, preservando a segurança do processo.
Com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. A implantação ocorreu em quatro fases, e o BRB entrou na 3ª como detentor de contas.
Compartilhamento dos dados das próprias instituições financeiras, sobre canais de atendimento, produtos e serviços.
Compartilhamento de dados cadastrais e informações de contas bancárias (depósitos, poupança e pagamento), cartão de crédito e operações de crédito.
Compartilhamento de serviços de iniciação de transação de pagamento e encaminhamento de propostas de operação de crédito.
Mesmo o BRB não sendo participante obrigatório nas fases de compartilhamento de dados (1, 2 e 4), nossos clientes não ficarão de fora da conveniência que o Open Finance proporcionará. Assim que o ecossistema apresentar mais maturidade e garantir o atendimento pleno, o BRB disponibilizará todas as funcionalidades para os clientes.
Saiba mais ›O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, propicia o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de APIs (Application Programming Interfaces) por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. No caso de dados de clientes (pessoa física ou jurídica), é o cliente que decidirá quando e com quem ele deseja compartilhá-los no escopo do Open Finance, desde que seja com finalidades específicas e prazos determinados.
Com o Open Finance, espera-se a entrega de produtos e serviços financeiros a consumidores com mais agilidade, conveniência e segurança. Além da possibilidade de integração da prestação de serviços financeiros à jornada digital do consumidor, são fornecidas condições para o surgimento de modelos de negócio que têm o cliente no centro. Esses novos modelos, que podem envolver, por exemplo, comparadores de preços, produtos e serviços, possibilitarão ao consumidor mais visibilidade e controle de sua vida financeira, bem como o acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas e adequadas às suas necessidades, e de seus interesses e objetivos.
Sim. Mediante seu prévio consentimento, será possível iniciar o pagamento a partir de uma instituição prestadora de serviço de iniciação de transação de pagamento, conforme a regulamentação em vigor.
Poderão autorizar o compartilhamento de dados os clientes (tanto pessoas físicas como jurídicas) de instituições participantes do Open Finance com as quais mantêm relacionamento destinado à prestação de serviço financeiro ou à realização de operação financeira.
O BRB está preparando tudo para entrar como voluntário nas fases 1, 2 e 4 ainda em 2022. A partir daí, será possível aos clientes solicitarem o compartilhamento de informações cadastrais e transacionais de contas de depósito à vista, de poupança, de pagamento pré-pagas, de cartão de crédito e de operações de crédito. No futuro, outras informações, por exemplo, sobre investimentos e seguros, também poderão ser compartilhadas, mediante prévio consentimento do cliente.
Só você pode autorizar o compartilhamento dos seus dados no Open Finance. As instituições financeiras ou de pagamento não poderão transmitir seus dados pessoais a terceiros sem o seu consentimento expresso.
Você só poderá solicitar o compartilhamento de dados e serviços do Open Finance por meio de canais digitais do Banco de Brasília, como Mobile BRB e Nação BRB FLA, e de outras instituições financeiras, de pagamento ou demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil como participantes do Open Finance.
Preservar a segurança em relação aos dados e serviços compartilhados é um dos principais objetivos do Open Finance e do BRB. Por isso, cumprimos uma série de requisitos para garantir a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas, com mecanismos de acompanhamento e controle do processo de compartilhamento e regras específicas de responsabilização. Além disso, as instituições participantes devem observar outras exigências previstas na legislação e regulamentação vigentes para assegurar a segurança e a confiabilidade do processo de compartilhamento, a exemplo das regras relativas à LGPD.
Escolha como deseja o seu atendimento.