O Banco BRB é responsável pela operacionalização de diversos Programas Sociais e se destaca como referência na gestão de benefícios no Distrito Federal. Ao exercer seu papel como parceiro estratégico do Governo do Distrito Federal (GDF) na execução dos programas, o BRB tem um impacto significativo na erradicação da pobreza e na melhoria da distribuição de renda da população. Atualmente, o Distrito Federal se destaca por possuir a maior rede de proteção social proporcional do Brasil.
Com a oferta de serviços digitais e de infraestrutura física, o BRB facilita o acesso da população mais carente aos benefícios, proporcionando a conveniência necessária para que as pessoas que mais precisam utilizem os valores creditados com agilidade e dignidade.
Destinatários do serviço
Os programas sociais do GDF são destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, com critérios específicos de elegibilidade que variam conforme o programa.
Entidade responsável pela prestação do serviço
BRB, através de contrato com as Secretarias/Órgãos do GDF.
Órgãos fiscalizadores
Secretarias/Órgãos de governo responsáveis por cada programa social.
Requisitos e documentos necessários para uso do serviço
- Ser beneficiário de algum programa social administrado pelo GDF;
- Portar autorização de concessão de benefício eventual ou cartão social;
- Portar documento de identificação válido.
Locais e formas de acesso ao serviço
Os beneficiários podem consultar o cadastro, data e local de retirada dos cartões sociais por meio do aplicativo BRB Social ou pelo site gdfsocial.brb.com.br. Em alguns programas, as Secretarias/Órgãos do GDF comunicam diretamente os beneficiários sobre a inclusão no programa.
A depender do programa social, os recursos podem ser acessados nos Correspondentes BRB, terminais de autoatendimento ou estabelecimentos comerciais.
Etapas do processamento do serviço
Para usufruir do benefício, o cidadão deve comparecer à agência, na data definida, portando documento de identificação com foto e CPF. O beneficiário receberá um envelope contendo o cartão, a senha e uma carta com informações sobre o uso do cartão. A senha estará impressa sob o cartão.
Em alguns programas, o cartão será entregue bloqueado. Para ativá-lo, o beneficiário poderá ligar para a Central de Atendimento (0800 001 5959), informar o CPF com 11 dígitos, escolher a opção correspondente ao programa desejado e, em seguida, digitar a opção 2 para desbloqueio do cartão. Esse atendimento ocorrerá, preferencialmente, de forma eletrônica e automática.
Dependendo do tipo de programa social, o BRB disponibiliza aos beneficiários a URA (Unidade de Resposta Audível) para desbloqueio do cartão, consulta de saldo e recuperação automática de senha via vocalização eletrônica. Para atendimento humano, a Central funciona de segunda a sábado, das 8h às 21h.
Prazo de execução do serviço
Os prazos para a execução do serviço ocorrem conforme as regras de cada programa social.
Modos de prestação do serviço
De acordo com as regras de cada programa social.
Formas de comunicação com os interessados e mecanismo de consultas
As consultas podem ser realizadas pelo aplicativo BRB Social, pelo site gdfsocial.brb.com.br e, quando necessário, presencialmente nas agências, secretarias de governo ou lojas de conveniência, conforme as regras de cada programa.
Prioridade no atendimento
Há prioridade no atendimento para as gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas de criança no colo, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência, pessoas com obesidade grave ou mórbida, pessoas que se submetem à hemodiálise, pessoas com fibromialgia, pessoas portadoras de neoplasia maligna e pessoas com transtorno do espectro autista – TEA. Lei Distrital n° 4.027/2007.
Horários e Canais de atendimento
- Agências BRB: segunda a sexta-feira, das 11h às 16h (exceto unidades nos fóruns, das 12h às 17h);
- Central de Atendimento: 0800 001 5959
Atendimento automatizado (URA): 24h por dia
Atendimento humano: segunda a sábado, das 8h às 21h
- Plataforma online: gdfsocial.brb.com.br.
Previsão de tempo de espera
O tempo de espera nas agências segue as normas da legislação vigente sobre filas e atendimento preferencial.
Custos
Os custos dos serviços seguem as regras de cada programa social. A emissão da 2ª via do Cartão Social está sujeita à Tabela de Tarifas vigente do BRB.