Destinatários do serviço
O recebimento dos programas sociais do Governo do Distrito Federal (GDF) é destinado a famílias de baixa renda, selecionadas e incluídas no Cadastro Único de Beneficiários dos Programas Sociais do Governo do Distrito Federal.
Entidade responsável pela prestação do serviço
BRB, através de convênio com as Secretarias do GDF.
Órgãos fiscalizadores
Secretarias de governo responsáveis por cada programa social.
Requisitos e documentos necessários para uso do serviço
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Ser beneficiário de algum programa social administrado pelo GDF;
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Portar autorização de concessão de benefício eventual ou cartão social;
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Portar documento de identificação válido.
Locais e formas de acesso ao serviço
Os beneficiários podem verificar pelo aplicativo BRBSOCIAL e pelo site gdfsocial.brb.com.br, se estão cadastrados no programa, a data e o local de retirada dos cartões. Em alguns programas, as Secretarias do GDF informam diretamente ao Beneficiário o cadastro no Programa Social.
Dependendo do programa social, os recursos podem ser acessados através de um Correspondente BRB, nos terminais de autoatendimento e em estabelecimentos comerciais.
Etapas do processamento do serviço
Para usufruir do benefício, o cidadão deve comparecer à agência, na data definida, portando documento de identificação com foto e o CPF. O beneficiário receberá um envelope contendo o cartão, a senha e uma carta com informações acerca do uso do cartão. A senha estará impressa sob o cartão.
Em alguns programas, o cartão será entregue bloqueado. Para ativá-lo, o beneficiário poderá ligar para a Central de Atendimento, pelo telefone 3029-8440, informar o número do cartão com 16 dígitos, o CPF com 11 dígitos e confirmar o desbloqueio digitando a opção 1. Esse atendimento ocorrerá, preferencialmente, de forma eletrônica e automática.
Dependendo do tipo de programa social, o BRB disponibiliza aos beneficiários URA (Unidade de Resposta Audível) para desbloqueio do cartão, consulta de saldo e recuperação automática de senha via vocalização eletrônica. Fornece, ainda, Central de atendimento em horário comercial, de segunda a sexta-feira de 8h às 20h, e sábado das 8h às 14h, para esclarecimento do uso do produto. Em alguns programas sociais, o benefício pode ser acessado através dos Correspondentes BRB.
Prazo de execução do serviço
Os prazos para a execução desse serviço ocorrem de acordo com as regras de cada programa social.
Modos de prestação do serviço
De acordo com as regras de cada programa social.
Formas de comunicação com os interessados e mecanismo de consultas dos interessados sobre a execução dos serviços
A consulta das demandas é feita pelo aplicativo BRBSOCIAL, pelo site gdfsocial.brb.com.br e, se necessário, o tratamento das demandas é feito nas agências, nas secretarias de governo ou mesmo através dos Correspondentes BRB, conforme as regras de cada programa social.
Prioridade no atendimento
Há prioridade no atendimento para as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme está nos termos do Art. 1º da Lei Nº10.048 de 08 de novembro de 2020 (Lei do Atendimento Prioritário)
Horários e Canais de atendimento x
- O atendimento nas agências será das 11h às 16h, exceto para as unidades localizadas nos fóruns, que será das 12h às 17h;
- Atendimento por canais eletrônicos – 7h às 22h;
- Central de Atendimento – (61) 3029 8440 – 24h;
- Endereço eletrônico – gdfsocial.brb.com.br;
- Atendimento de suporte via Central de Relacionamento do BRB – CRBRB: telefones 3322 1515 (Distrito Federal e DDD 61), 4002 6161 (Rio de Janeiro e Goiânia) e 0800 061 3030 (Demais localidades) opção 9.1.2, das 7h às 22h, 7 dias por semana;
- BRB Chat – 7h às 22h.
Previsão de tempo de espera
O tempo de espera razoável nas agências é de até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos nos dias de pagamento de pessoal.
Custos
Os custos desse serviço estão de acordo com as regras de cada programa social. Há custo de fornecimento de 2ª via de Cartão Social conforme Tabela de Tarifa vigente.