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Prova de Vida de Aposentados e Pensionistas

Destinatários do serviço

Esse serviço é destinado aos aposentados e pensionistas do Governo do Distrito Federal pagos com recursos do Iprev.

Entidade responsável pela prestação do serviço

BRB através de convênio com o GDF/Iprev.

Órgãos fiscalizadores

GDF (Governo do Distrito Federal) e BRB (Banco de Brasília S.A.).

Requisitos e documentos necessários

  • Documento de identificação com foto (Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação ou Carteira Profissional com validade em todo o território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional);
  • CPF regular na Receita Federal do Brasil;
  • Comprovante de residência atualizado, datado dos últimos três meses (conta de água, luz ou telefone), ou na falta deste, declaração de residência.

Locais e formas de acesso ao serviço

A Prova de vida pode ser realizada nas agências durante o horário de expediente bancário do Banco de Brasília – BRB ou pelo aplicativo Prova de Vida GDF, que pode ser baixado nas lojas Play Store e App Store. A Prova de vida é realizada anualmente, no mês de aniversário do servidor aposentado ou do pensionista (Art. 1º da Portaria nº 01 de 06 de janeiro de 2020). Para acesso ao APP, o beneficiário deverá informar o CPF, selecionar o nome da mãe entre as opções disponibilizadas em uma lista e, por último, informar a data de nascimento. O recadastramento será realizado a cada 5 anos, tomando-se por base o ano de 2019 como sendo o primeiro (Art. 11 da Portaria nº 01 de 06 de janeiro de 2020).

Etapas do processamento do serviço

  • Servidor aposentado ou pensionista procura a agência para fazer a prova de vida/recadastramento;
  • Funcionário atualiza os dados e registra no sistema REC;
  • Informação devolvida diariamente ao GDF com os cadastros efetuados durante o dia.

Para fins de comprovação sobre a execução do serviço, o interessado receberá um protocolo de atendimento.

Prazo de execução do serviço

Envio para o GDF no mesmo dia no processamento noturno.

Modos de prestação do serviço

O servidor aposentado ou pensionista deve procurar a agência para fazer a prova de vida/recadastramento. Após apresentação dos dados na agência, o funcionário atualiza e registra o cadastro
no sistema.

Formas de comunicação com os interessados e mecanismo de consultas dos interessados sobre a execução dos serviços

De posse de protocolo de atendimento.

Prioridade no atendimento

Há prioridade no atendimento para as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme está nos termos do Art. 1º da Lei Nº10.048 de 08 de novembro de 2020 (Lei do Atendimento Prioritário).

Horários e Canais de atendimento

  • O atendimento nas agências será das 11h às 16h, exceto para as unidades localizadas nos fóruns, que será das 12h às 17h;
  • BRB Chat – 7h às 22h.

Previsão de tempo de espera

O tempo de espera razoável nas agências é de até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos nos dias de pagamento de pessoal.

Custos

Não há custos.

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