O BRB contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Distrito Federal e regiões de influência, sempre pautado pelos princípios constitucionais da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
PROGRAMA DE INTEGRIDADE BRB
O Programa de Integridade é movido por ações contínuas de prevenção, detecção e punição de eventuais irregularidades, tendo como finalidade o fortalecimento da governança e do Compliance.
A adoção do Programa possibilita a melhoria do ambiente corporativo, mitigação de fraudes, promoção da transparência e inibição de situações antiéticas, como por exemplo, casos de corrupção, fraude e assédio.
A criação de um Programa de Integridade atende também à legislação, conforme prevê a Lei nº 6.112/18, alterada pela Lei 6.308/19.
CRÉDITO/FINANCIAMENTO
Como banco múltiplo o BRB possui 2 segmentos fundamentais em sua carteira de crédito: Comercial e de Desenvolvimento.
A Carteira Comercial tem como essência as operações de consumo. Já a de Desenvolvimento financia o crescimento do Distrito Federal e do Entorno, disponibilizando linhas de crédito às iniciativas empreendedoras que tenham responsabilidade socioambiental. Com o propósito de ser um organismo de fomento da região, o Banco promove a constante atualização de processos e sistemas, implementando medidas que agregam maior eficiência no trâmite de contratações e acompanhamento das operações.
Em consonância com a Política de Responsabilidade Sócio Ambiental e as melhores práticas no gerenciamento de riscos, o BRB não financia atividades que sabidamente empreguem trabalho escravo, infantil e/ou estejam envolvidos com exploração sexual de jovens e adolescentes.
POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
O Banco possui uma Política de Responsabilidade Socioambiental – PRSA que estabelece e consolida os princípios e diretrizes que norteiam sua responsabilidade socioambiental. A Política busca incentivar e promover o engajamento com todos os seus Stakeholders (clientes, empregados, colaboradores, comunidade, fornecedores e poder público) e está pautada nos princípios de relevância e proporcionalidade, visando disseminar as melhores práticas voltadas à sustentabilidade.
PROJETO FEIRA LEGAL
O BRB celebrou Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Distrito Federal, com o objetivo de resgatar e fortalecer as feiras do DF. A ideia é fazer com que os espaços se tornem pontos atrativos de consumo e de encontro das comunidades regionais. Num primeiro momento, 10 feiras participarão do projeto: Feira da Torre, de Sobradinho, do Gama, do Núcleo Bandeirante, de Planaltina, da Guariroba, Central da Ceilândia, do Guará, do Cruzeiro e de São Sebastião. Em seguida, o projeto será expandido, e vai abranger 38 feiras permanentes e três shoppings populares, atingindo cerca de 20 mil feirantes.
Reconhecendo a importância da cadeia produtiva das feiras, na geração de emprego e renda, o Banco possui um pacote de benefícios exclusivos para os feirantes, que permite a realização de negócios de forma bastante atrativa aos feirantes.
Outra ação desenvolvida foi a disponibilização de um aplicativo para que os feirantes realizem a atualização cadastral junto à Secretaria Executiva das Cidades – SECID.
PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
O BRB disponibiliza cursos e palestras sobre o tema. São oferecidos para grupos de pessoas que pretendem desenvolver habilidades de administração de finanças pessoais, planejamento, controle e consumo de forma consciente. O curso também é ofertado aos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal, podendo se tornar multiplicadores do tema em suas famílias.
COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA – CSA
O Banco de Brasília por meio do Instituto BRB, seu braço social de atuação, coordena o Programa “CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura”. O projeto consiste em um grupo fixo de consumidores que se comprometem, durante um período determinado, a contribuir mensalmente com o orçamento semestral de uma produção agrícola. Em contrapartida o consumidor recebe semanalmente alimentos produzidos nesse local, em manejo biodinâmico e livre de agrotóxicos. Dessa forma, o agricultor deixa de vender seus produtos a intermediários e conta com a participação dos consumidores que se tornam coagricultores e passam a financiar o escoamento da produção. No ano de 2019, o projeto atendeu 94 empregados do BRB promovendo 4 pontos de convivência bem como manteve o sustento de 8 produtores agrícolas e seus familiares.
PROGRAMAS SOCIAIS
O BRB, como agente financeiro do Governo do Distrito Federal, e como parceiro na execução de políticas sociais, efetua o pagamento dos programas sociais vinculados às Secretarias do Distrito Federal. Esses programas são ações governamentais voltadas à erradicação da pobreza e da marginalização, assim como à redução das desigualdades sociais e regionais.
Como exemplo pode-se citar os programas Cartão Material Escolar, Bolsa Alimentação Creche e Pequenos Reparos.
FUNDOS PÚBLICOS
O BRB também atua na operacionalização dos fundos públicos do governo local. Atualmente os fundos operados são: Fundo para a Geração de Emprego e Renda – FUNGER e Fundo Desenvolvimento Rural – FDR.
PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA REDE SOU + MULHER DO GDF
O Banco iniciou comercialização de um novo cartão: o BRBCARD Mulher. O produto foi desenvolvido em parceria com a Mastercard e, além de todos os benefícios da bandeira disponibilizados aos clientes, apoia as mulheres em situação de vulnerabilidade.